A capital da Rússia, Moscou, começará a receber vacinação em massa contra a Covid-19 neste sábado (5). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (3), pela prefeitura da cidade. Os primeiros grupos a receberem a dose da Sputnik V serão professores, médicos e assistentes sociais.
Segundo informações do G1, a ordem do início do programa de vacinação foi dada pelo presidente do país, Vladimir Putin, após o Reino Unido anunciar que começaria a imunizar sua população no dia 9 de dezembro, com o produto desenvolvido pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech.
Vale lembrar que, na última semana, pesquisadores do Instituto Gamaleya, responsável por desenvolver a Sputnik V, afirmaram que o imunizante conseguiu eficácia de 95%, 21 dias após a aplicação da segunda dose. Entretanto, os dados ainda não foram publicados em revista científica.
Nesta quarta-feira (2), a Rússia registrou recorde diário de casos do novo coronavírus. Ao todo, foram 28.145 registros. O país contabilizou, desde o início da pandemia, 41.173 mortes pela doença, de acordo com a Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos (EUA).
O cadastro para receber a vacina será feito on-line a partir de sexta-feira (4), segundo a agência de notícias Reuters. No Brasil, há uma parceria russa com o governo do Paraná para a produção da Sputnik V.
Por: Wender Lima.
Da redação do blog Tribuna de Palmira.