O vice-governador João Leão (PP) vai assumir o comando da Casa Civil. Atual presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em fim de mandato, Nelson Leal (PP), vai assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), hoje chefiada por Leão.

A informação foi confirmada pelo Bahia Notícias com fontes do partido. O acordo foi selado nesta quinta-feira (14), em café da manhã feito pelo governador Rui Costa com Leão, Leal e o candidato à presidência da AL-BA, Adolfo Menezes (PSD). A reportagem apurou que o convite para Leão assumir a Casa Civil partiu do próprio Rui. O vice-governador, por sua vez, chamou Leal para substituí-lo, com a concordância do petista.

A Casa Civil é atualmente chefiada pelo interino Carlos Mello, no cargo desde junho, quando o então secretário Bruno Dauster pediu exoneração da pasta. O ex-titular foi citado na Operação Ragnarok, que investiga irregularidades na venda de respiradores que nunca chegaram para o governo baiano. Em depoimento à Polícia Civil, alvos da ação, ligados à empresa Hempcare, que forneceria os equipamentos ao estado, disseram que a negociação de compra foi feita com Dauster. Eles acusaram pessoas próximas ao ex-secretário de cobrarem propina pela venda dos respiradores.

O governador Rui Costa confirmou nesta quarta (13) que fará mudanças no secretariado nos próximos dias. Os novos postos de Leão e Leal integram o conjunto de alterações anunciado pelo petista, que pretende fazer trocas em outros postos. 

A nomeação também é vista como forma de acomodar o PP, que abriu mão da candidatura de Niltinho à presidência da AL-BA, em prol de Adolfo Menezes (entenda aqui). Com o PSD, a sigla travou uma disputa pelo comando da Casa, mas foi obrigada a recuar após o adversário reunir maioria dos votos necessários – 32 – para se eleger. Com a articulação, Rui pacifica os ânimos e assegura, pelo menos por enquanto, a unidade da base aliada para 2022.  (Atualizada às 12h17)https://platform.twitter.com/widgets/tweet_button.96fd96193cc66c3e11d4c5e4c7c7ec97.pt.html#dnt=false&id=twitter-widget-2&lang=pt&original_referer=https%3A%2F%2Fwww.bahianoticias.com.br%2F&size=m&text=Bahia%20Not%C3%ADcias&time=1610637757461&type=share&url=https%3A%2F%2Fwww.bahianoticias.com.br%2Fnoticia%2F255862-em-acordo-com-rui-joao-leao-assume-casa-civil-e-nelson-leal-vai-comandar-sde.html&via=bahianoticiashttps://www.facebook.com/v2.0/plugins/like.php?action=like&app_id=263629640379704&channel=https%3A%2F%2Fstaticxx.facebook.com%2Fx%2Fconnect%2Fxd_arbiter%2F%3Fversion%3D46%23cb%3Df1b9fe39d4df64%26domain%3Dwww.bahianoticias.com.br%26origin%3Dhttps%253A%252F%252Fwww.bahianoticias.com.br%

0 comentáriosFechar comentários

Deixe um comentário